Lady Gaga e Britney Spears fazem guerra de teasers na internet em busca da atenção dos fãs

Categoria:
RIO - Prática comum na publicidade e no cinema, o teaser, jogada de marketing que consiste em criar expectativa em relação a algum lançamento próximo, virou a principal arma numa disputa por atenção entre as divas pop Lady Gaga e Britney Spears. Prestes a lançar novos discos, as cantoras estão abusando de liberar trechos e singles na internet, numa estratégia de divulgação a conta-gotas.
O Twitter é o canal favorito para "soltar" as novidades na web e provocar a curiosidade dos consumidores em relação aos novos trabalhos. O novo álbum de Lady Gaga "Born this way", deve ser lançado no dia 23 de maio, mas os fãs da polêmica cantora já podem conferir vários detalhes antes mesmo do CD chegar às lojas. No dia 27 de janeiro, Gaga postou a letra completa do novo single, que leva o mesmo nome do disco, e ainda deixou um recado: "Estão prontos para a letra completa? Está no meu coração por mais de um ano. Estou tão animada para compartilhar isso com vocês", escreveu.
A "princesinha do pop" Britney não ficou para trás e logo postou a capa de "Femme Fatale", disco que chega às lojas no dia 29 de março, e sobre o qual ela promete que será "sexy, forte, misterioso e perigoso".
Depois disso, as novidades não pararam e viraram quase que uma competição: Britney lançou uma sequência de14 teasers, no YouTube com trechos da música "Hold it against me" . Os trechos são parte do clipe dirigido por Jonas Akerlund - responsável, aliás, pelos hits "Telephone" e "Paparazzi", de Lady Gaga. Dias depois, Lady Gaga divulgou capa e single "Born this way" pela internet.
Outras faixas dos CDs também começam a entrar na "guerra de teasers" e são divulgadas pouco a pouco. Semana passada, Lady Gaga contou que a próxima música do CD será "Judas" e escreveu um trecho da letra no Twitter ("I'm just a Holy Fool, oh baby he's so cruel, but I'm still in love with Judas, Baby" - algo como "Eu sou uma tola santa / Oh baby ele é tão cruel/ Mas eu ainda estou apaixonado por Judas, baby"). Britney, também no microblogging, postou parte de duas canções de "Femme Fatale": "Inside out" e "I wanna go" .
Lúcia Jaimovich, responsável pelo marketing da empresa de branding musical Tecla Music, acredita que esse excesso de teasers é um reflexo dos tempos atuais.
- A produção de conteúdo na internet é muito grande. Todos os dias aparecem coisas diferentes na web, o que diferencia um produto do outro é a qualidade. Essas ações ajudam a potencializar o viral, mas o internauta escolhe se deve clicar ou não. O artista tem que caprichar porque o público é quem filtra - diz.
Todo esse jogo de marketing parece dar resultados: Britney embolsou US$ 500 mil em merchandising pelo clipe . Já Lady Gaga conseguiu emplacar "Born this way" como o milésimo single número 1 da Billboard.
E essa "guerra" não para por aí. Lady Gaga já anunciou que o vídeo "Born this way" será lançado na segunda-feira, 28, às 13 horas (horário de Brasília). 

Fonte: Oglobo

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Baixar Brasil Baixar Templates Novos ET downloads